(ilustração: desenho feito com caneta esferográfica preta pelo artista Eduardo Cambui Jr.)
No final de semana passado, mais uma vez a cidade de São Paulo foi palco (aliás palcos...) de mais uma Virada Cultural. Foi um mega evento, do tamanho da cidade. Mil e poucas atrações cobrindo boa parte do espectro cultural, em vários lugares, principalmente no centro da cidade, com um público de mais de 4 milhões de pessoas se acotovelando e perambulando de um lado para o outro no frio das madrugadas paulistanas... tudo muito poético.
A respeito do evento, eu estava conversando com a minha filha (Alícia, que aliás é uma excelente fotógrafa, muito ligada nas coisas da cultura...) e nós dois comentávamos sobre a grandiosidade do megasuper evento. Concordávamos que era uma pena o fato de se concentrar um milhar de atividades em apenas dois dias e depois passar outras 51 semanas no ano inteiro sem uma presença maior de atividades culturais abertas ao público em geral. Não seria mais interessante dividir esse tipo de evento por 25 eventos quinzenais, realizados em lugares diferentes (e não só no centrão de Sampa), durante todo o ano? Será que não sairia até mais barato e não seria mais interessante do ponto de vista de inserção cultural dos cidadãos paulistanos? Sem dúvida essa seria uma reflexão interessante... acho que devemos começar a fazê-la...

.
Relembrando um post anterior:
.
Certa vez, durante o incêndio de uma floresta, o elefante observou um pequeno pássaro que voava até um lago, pegava água no seu bico e voava de volta até o incêndio, jogando a água sobre as chamas, na tentativa de apagá-las.
.
A certa altura o elefante chamou o pássaro e comentou: você não acha que esse seu esforço é meio ridículo? Você jamais vai conseguir apagar esse incêndio, apenas com a água que você leva no bico...
.
O pássaro retrucou dizendo: eu não sei se vou conseguir apagar o incêndio, o que eu sei é que estou fazendo tudo o que posso para ajudar a apagar.
.
Com relação ao aquecimento global e a todos os problemas que estão acontecendo com o meio ambiente na atualidade, não sei se temos que ficar pensando se podemos ou não resolvê-los. Temos é que racionalizar nossos hábitos no dia a dia, consumir menos energia elétrica, deixar o carro em casa sempre que possível, consumir menos água (por exemplo deixando de escovar os dentes durante o banho, reaproveitando a água das chuvas e água servida em casas e condomínios...), reciclar o máximo possível de materiais e incentivar todo mundo a fazer o mesmo. A economia será imensa!
.
Um abraço esperançoso,
.
Marrey Peres Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário