sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Dicas de Cultura Alternativa

Pessoal:

Cultura é algo que a gente cultiva no dia a dia. Por Cultura Alternativa, entendemos a Cultura que desenvolvemos para achar alternativas que nos levem a uma vida mais equilibrada e com maior Qualidade.

Para tanto, a seguir damos algumas dicas que iremos complementando ao longo do tempo:

1) Não faça supermercado com fome! Você corre o risco de se encher de porcarias que não fazem bem à saúde, só porque estava com vontade de qualquer coisa naquela hora...

2) Recicle o lixo! Mesmo que o seu condomínio não promova reciclagem, ou que a sua cidade não possua destino específico para o lixo reciclável, faça o que for possível. Por exemplo, amasse e separe as latinhas de refrigerante e de cerveja, ou ainda as garrafas de vidro. Dê para alguém que saiba como vender esse material, por exemplo sua empregada, o proteiro do prédio, o zelador, ou ainda alguma instituição que saiba como fazer isso virar dinheiro e evitar poluição.

3) Evite usar aerosóis! Sempre existe uma alternativa! A camada de ozone da nossa atmosfera já se restabeleceu um pouquinho mas ainda falta muito para a gente poder tomar sol sem correr risco de ter um câncer na pele.

4) Estude alternativas de conservação de energia! Se, por exemplo, a gente pintar as paredes e o teto de cores claras, provavelmente vamos poder usar menos luzes e economizar energia elétrica. Sempre que der deixe o carro na garagem e faça aquela comprinha menor a pé. Além de economizar combustíveis (recursos não renováveis), você ganha um pouco de saúde.

Eu sei que são economias muito pequenas perto do estrago que muita indústria poluente ainda faz por aí, mas se pensarmos em milhões de pessoas fazendo essas pequenas economias, já teremos dois efeitos importantes: 1) mesmo que a economia por pessoa seja pequena, a economia geral poderá ser muito grande, 2) cada vez mais a gente vai criar consciência até envergonhar de vez os poluidores e gastadores e eles tomarem vergonha na cara.

Marrey Peres

Nenhum comentário: